Previsão indica chuvas intensas para o Sul de Minas nas próximas 48 horas, entenda.

0
619
Condição ainda é influenciada por passagem de frente fria na região. Volumes de chuva superaram os 100 milímetros nos últimos dias

Meteorologistas do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura indicam que há previsão de chuvas intensas para o Sul de Minas pelo menos nas próximas 48 horas. A condição é provocada pela passagem de uma frente fria que deixa a região, mas ainda influencia na formação de nuvens.

“São esperadas chuvas intensas para as próximas 48 horas para a região. É com volume de água e são esperadas chuvas ainda volumosas nesse período. Depois, teremos a permanência da instabilidade na região, ainda com chance de chuvas, diminuindo a chance dessas mais volumosas. Porém, deve permanecer até o início da próxima semana as condições de tempo instável, com nebulosidade e pancadas de chuva”, explicou a meteorologista Ana Maria Heuminski de Ávila.

Chuva deixa mais famílias desabrigadas e desalojadas no Sul de Minas

“As chuvas vêm concentradas em curto espaço de tempo e é isso que provoca o impacto que nós estamos observando nesses últimos dias. Então, é comum nessa época do ano que as chuvas ocorram bem volumosas”.

A frente fria que provocou a chuva dos últimos dias começou a se afastar do Sul de Minas rumo a Belo Horizonte, mas ainda influencia as condições climáticas. Ainda segundo a meteorologista, a previsão é que a chuva continue nos próximos dias por conta da oscilação de nuvens.

“A frente fria é uma fronteira entre duas massas de ar com características diferentes. Nós observamos que tem o ar quente chegando do Norte do país, encontrando o mais frio do Sul do país. Esse encontro provoca essas chuvas volumosas”, detalhou.

A massa de ar frio também provocou redução nas temperaturas. “Essa massa do frio que veio do Sul do país é mais fria, tivemos uma redução bastante importante nas temperaturas exatamente por conta disso”.

Volumes de chuva

Dados da Somar Meteorologia apontam que Machado (MG) e Paraguaçu (MG) registraram 154 milímetros de chuva no acumulado das últimas 24 horas. Os volumes também foram significativos em Boa Esperança e Santana da Vargem, onde choveu 111 milímetros. Estão previstas chuvas mais intensas para as próximas 48 horas.

Chuva alagou ruas e casas em Machado (MG) — Foto: João Paulo
Chuva alagou ruas e casas em Machado (MG) — Foto: João Paulo

Em outras cidades que registraram estragos entre a noite desta terça-feira (11) e a manhã desta quarta (12), como Caxambu, Muzambinho e Heliodora, os volumes variaram entre 35 de 69 milímetros.

Algumas das cidades já ultrapassaram o volume de chuvas previsto para todo o mês de fevereiro. Em Maria da Fé, por exemplo, já choveu 211 milímetros, enquanto o previsto para o mês era de 196. Em Machado, o registrado foi de 226 milímetros, contra 218 previsto para todos os dias.

Fonte: G1 Sul de Minas