Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais alertam para possibilidade de chuvas fortes nos próximos dias

0
52

Em Lavras hoje, quinta-feira, dia 4, a Defesa Civil divulgou alerta de chuva contínua de intensidade moderada

Com possibilidade de chuvas intensas nos próximos dias, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais fazem um alerta à população. A previsão é resultado da atuação de um canal de umidade que está sobre o estado.

A chuva com acumulados pluviométricos consideráveis, prevista para hoje e amanhã, sexta-feira, dia 5, pode provocar enxurradas e alagamentos, cautela é a melhor opção. Segundo os dois órgãos não se devem atravessar enxurradas ou áreas alegadas, pois além de esconder buracos, a força da água pode acabar te arrastando. A opção mais segura é esperar em um local seguro até que o caminho seja liberado, ou até mesmo mudar o trajeto.

Também é importante ressaltar que a ocorrência de chuvas por dias seguidos pode encharcar o solo, aumentando o risco de deslizamentos de terra. Se for notadas trincas ou rachaduras nas paredes, no piso ou no chão, chame a Defesa Civil por meio 199 para realizar uma vistoria, e saia da área afetada o mais rápido possível. Outros sinais de alerta são portas e janelas emperradas, inclinação de muros, postes e árvores, e estalos na estrutura.

Como forma de conscientizar a população, a Defesa Civil de Minas Gerais lançou a campanha Cadastre Aí, que divulga e incentiva a inscrição do sistema de alertas do órgão.

Para receber os avisos meteorológicos, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. A partir do cadastro, o usuário passa a receber todos os alertas pelo celular.

Além disso, no Instagram da Defesa Civil Estadual está disponível o projeto Você Mais Seguro, onde os seguidores têm acesso a dicas de segurança para temas específicos, como alagamentos, enxurradas, vendavais e raios.

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o tempo segue muito instável ao longo dos próximos dias em Minas Gerais.

Fonte: Jornal de Lavras