Aulas presenciais para crianças de 0 a 3 anos são suspensas por 15 dias em Varginha/MG

0
668

Estudos serão mantidos apenas pelo sistema remoto. Suspensão tem início a partir de segunda-feira (31)

A Prefeitura de Varginha suspendeu as aulas presenciais para crianças de 0 a 3 anos. A paralisação será pelo período de 15 dias e tem início na segunda-feira (31). De acordo com a administração municipal, decisão foi tomada devido ao aumento de casos de síndromes respiratórias na cidade e também aos casos de Covid-19 confirmados após o Dia das Mães.

Conforme explicado pela prefeitura, a paralisação servirá para avaliação em relação aos casos de síndrome respiratória e também do novo coronavírus na cidade. Neste período, as aulas serão mantidas, apenas, no sistema remoto para esta faixa etária.

“Sabe-se que essa faixa etária de crianças exige cuidados especiais, com contato físico direto dos educadores”, pontuou a prefeitura em nova oficial.

A decisão foi divulgada nesta quarta-feira pela prefeitura, mas foi tomada em reunião realizada na terça-feira (25).

“O desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicossocial da criança de zero a três anos envolve questões importantes no processo de ensino aprendizagem, onde os professores criam estratégias para garantia desse aprendizado. Porém, esse abrange na maioria das vezes o contato físico, e nesse momento pandêmico, queremos reduzir quaisquer contatos físicos entre crianças e educadores, privilegiando a segurança para todos, motivo pelo qual optamos por suspender temporariamente o ensino híbrido para essas crianças, dando continuidade ao ensino remoto”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Gleicione Souza.

Além da secretária, participaram da reunião o prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante), o vice Leonardo Ciacci, o procurador-geral do município, Evandro Santos, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Nara Alvarenga, e todos os diretores da rede pública municipal de ensino.

“Todas as escolas e Cemei’s [Centro Municipal de Educação Infantil] de Varginha estão preparadas para as aulas no ensino híbrido, pois foram realizadas as adaptações físicas de acordo com os itens necessários para adequações em atendimento ao Protocolo Sanitário específico da Educação. Porém, o momento exige prudência. Pensando na segurança dos alunos, familiares e servidores da área da educação, foi realizada a reunião para que, junto ao colegiado, chegássemos no consenso de que, nesse momento, oportunizaremos somente o ensino remoto para as crianças de zero a três anos”, disse o prefeito.

Fonte: G1 Sul de Minas