Usina hidrelétrica desativada é restaurada e vai voltar a gerar energia em Varginha (MG)

0
75

Usina da Ilha Grande, desativada em 1980, funcionou por mais de 60 anos e gerou energia para 50 cidades

A Usina da Ilha Grande, que foi desativada em 1980 em Varginha (MG), está sendo restaurada e poderá voltar a gerar energia elétrica em breve. A usina foi uma das principais geradoras de energia para cerca de 50 cidades da região e funcionou por mais de 60 anos.

Segundo a Fundação Cultural de Varginha, a usina foi inaugurada em 1914 pelo então presidente Wenceslau Braz e pelo Governador Delfim Moreira.

Conforme a Fundação Cultural, a obra foi iniciada em outubro de 2019 e tem previsão de entrega entre 18 e 24 meses. A empresa Compasso Energia S/A, uma das proprietárias da usina, é também a responsável pela execução da obra de recuperação e recapacitação.

Patrimônio cultural, usina hidrelétrica desativada é restaurada e vai voltar a gerar energia em Varginha — Foto: Danielle Guimarães
Patrimônio cultural, usina hidrelétrica desativada é restaurada e vai voltar a gerar energia em Varginha — Foto: Danielle Guimarães

Os serviços incluem o desassoreamento das estruturas arquitetônicas do complexo hidrelétrico, a recuperação e restauração da barragem principal, da câmara de carga, da antiga casa de máquinas, da ponte de acesso à usina, das comportas desarenadoras, dos equipamentos hidromecânicos, dos sistemas de adução e sucção, substituição parcial do piso da antiga casa de máquinas; reconstrução do canal de fuga e adução.

Além disso, segundo a Fundação Cultural, serão feitas novas instalações elétricas, hidromecânicas e de prevenção e combate a incêndio e pânico.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Usina da Ilha Grande foi tombado como patrimônio cultural de Varginha em 2013, tendo sido inscrito no Livro do Tombo dos Bens Arqueológicos, Etnológicos e Paisagísticos. Este conjunto, que também foi conhecido como Usina do Braço Seco, é abrigado com a formação de uma ilha artificial que está totalmente integrada ao meio ambiente natural, formando um conjunto de peculiar beleza paisagística.

Fonte: G1 Sul de Minas