Prefeituras intensificam abordagem a pessoas em situação de rua após alerta de queda brusca de temperatura

0
616

Poços de Caldas e Pouso Alegre anunciaram que abordagem social será feita em maior escala após alerta de temperaturas baixas e geadas para esta semana no Sul de MG

Cidades do Sul de MG anunciaram intensificação na abordagem de pessoas em situação de rua para encaminhá-las a abrigos. A divulgação foi feita após alerta feito por meteorologistas de queda brusca na temperatura e previsão de geada para esta semana na região.

As prefeituras de Poços de Caldas e Pouso Alegre foram as que anunciaram, nesta segunda-feira (26), que vão adotar a medida.

Poços de Caldas

A Prefeitura de Poços de Caldas anunciou que, a partir desta terça-feira (27), as equipes de Abordagem Social serão dobradas no período da madrugada. A administração municipal também destacou que o contato com outros serviços que trabalham em ronda, como Guarda Municipal e Polícia Militar, será intensificado, “para que as pessoas identificadas sejam abordadas e acolhidas com a máxima agilidade”.

“O Serviço de Abordagem Social é o responsável pelo atendimento da população em situação de rua e funciona 24 horas por dia. As equipes abordam as pessoas nas ruas, na tentativa de convencê-las a aceitar o acolhimento. Quando a resposta é positiva, a pessoa em situação de rua é levada a um dos abrigos institucionais parceiros da Secretaria Municipal de Promoção Social, onde é possível contar com higienização, alimentação, roupas e local adequado para dormir”, explicou a prefeitura.

Os telefones para acionar o serviço de Abordagem Social em Poços de Caldas são: 156 e (35) 3697-2645.

Pouso Alegre

A Prefeitura de Pouso Alegre também anunciou a intensificação no serviço. De acordo com a administração municipal, as pessoas em situação de rua que foram abordadas e aceitarem ajuda serão encaminhadas ao Cemapa (antigo albergue). Em caso de recusa dos serviços, as pessoas receberão cobertores e luvas.

“A nossa preocupação é para que essas pessoas em vulnerabilidade não sofram com esse frio intenso. Todos os dias são ofertados café da manhã, almoço, jantar e local para passarem a noite. Mas, infelizmente por vezes há recusa dos serviços disponíveis, e devido a esse frio intenso que novamente se aproxima, a secretaria dará sequência à entrega de uma quantidade de cobertores e luvas para essas pessoas”, disse o Secretário de Políticas Sociais Eyder Lambert.

A administração municipal também orienta para que, quem se deparar com uma pessoa em situação de rua, faça contato com o Centro POP ou Cemapa para que possam ser auxiliadas. Os telefones para abordagem do Centro POP são (35) 3423-3550 ou (35) 3449-4252. Já os do Cemapa são (35) 3449-4098 ou (35) 99714-7610.

Fonte: G1 Sul de Minas