Inmet alerta que onda de calor pode matar e aponta 34 cidades de alto risco

0
545
Alerta foi emitido pelo fato de cidades do Triângulo estarem registrando temperaturas 5° acima da média a mais de cinco dias

O calor em Minas Gerais está muito forte, tanto que nesta terça-feira, dia 6, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo” para 34 cidades do Triângulo Mineiro em virtude das altíssimas temperaturas registradas na região. Os riscos para a saúde podem ser vários, desde:

Desidratação – o que pode representar risco de morte.

Expor nosso corpo a altas temperaturas pode gerar colapsos internos como desidratação e pressão baixa. Os danos do calor excessivo ao nosso organismo surgem a partir do desajuste do nosso hipotálamo que, com grandes alterações térmicas, leva ao aumento da temperatura sanguínea.

A região do Triângulo Mineiro está registrando temperaturas 5º acima da média histórica, além do calor extremo, a umidade relativa do ar chega a 7%, índices de desertos como do Saara. Em Uberaba, a temperatura prevista para hoje é de 41º, Uberlândia 39º e Ituiutaba 40°.

Vale lembrar que em Lavras o Inmet classificou a situação com Alerta Laranja, com risco à saúde devido as altas temperaturas acima da média. O Inmet recomenda que para saber mais detalhes sobre esta onda de calor as pessoas devem consultar a Defesa Civil através do telefone 199.

Fonte: Jornal de Lavras