Idosos de asilo que testaram positivo para Covid-19 são transferidos para escola em Campo do Meio, MG

0
775
Cidade contabiliza, até o momento, apenas casos positivos de coronavírus. No entanto, seis são de idosos e um de funcionário da instituição e um de funcionário

Idosos da Vila Vicentina, em Campo do Meio, que testaram positivo para Covid-19 já estão em um novo espaço. Uma escola foi cedida para receber os internos e também uma equipe de saúde foi contratada para cuidar especificamente deles. O sinal de alerta para fazer a testagem no asilo surgiu após vários casos serem registrados em outros asilos na região.

Campo do Meio tem pouco mais de 11 mil habitantes. E um número de casos relativamente pequeno: 14 até o último levantamento. Entre eles, estão seis idosos da Vila Vicentina e também uma funcionária. Segundo o diretor do asilo, Rodrigo Gomes de Morais, a testagem foi feita primeiro nos colabores.

“Infelizmente uma veio a testar positivo. Diante disso, já no dia seguinte, providenciamos para testar os internos também. E foi testando que a gente achou seis com teste considerado positivo”, explicou Morais.

As visitas na Vila Vicentina em Campo do Meio foram suspensas logo no início da pandemia, como medida de segurança. E mesmo tendo uma funcionária com a Covid-19, a direção do asilo ainda não sabe dizer qual foi a origem da contaminação, já que segundo os exames, pelo menos uma idosa teve a doença antes da funcionária.


PUBLICIDADE!

“Uma interna ela testou [em um método de exame], o que significa que ela está em uma fase mais avançada e até em fase de cura da Covid-19. Já a funcionária, ela testou [em outro], o que quer dizer que está no início. Se todos tivessem testado [da mesma forma], podíamos dizer que a funcionária poderia ter levado o vírus. Mas como não foi, não tem como visualizar como o vírus entrou lá dentro”, salientou Rodrigo.

Ainda segundo o diretor, a funcionária está sem sintomas e fazendo o isolamento em casa. O secretário de Saúde, Ezequiel Marques, disse que também providenciou a desinfecção do asilo para precaver novos casos e conseguiu transferir os internos infectados para outro local.

“Isolando eles também, cedendo um ambiente público, em uma escola, que encontra-se que se encontra com as aulas suspensas. E contratamos uma equipe especial para tratamento e acompanhamento desses idosos isolados”, comentou Ezequiel Marques.

O diretor do asilo, Rodrigo Gomes de Morais, destacou que seguirá todas as determinações da Vigilância Sanitária para manter os idosos em segurança.

“Nós vamos seguir o que a Vigilância [Sanitária] indicar para a gente. Daqui 14 dias, se for o caso, vamos testar eles de novo. Eles só voltar para o lar quando a gente tiver uma certeza, uma garantia, para a gente não colocar em risco os idosos que ficaram no lar”, disse Morais.


PUBLICIDADE!

Asilos na região

No Lar São Vicente de Paulo, em Alfenas, 26 funcionários e 98 dos 117 idosos testaram positivo. A maioria se recuperou, mas 16 morreram com a Covid-19.

Em Borda da Mata, também houve mortes no Lar Monsenhor Pedro Cintra: seis até a última atualização. Ao todo 18 idosos e sete funcionários testaram positivo.

Segundo a prefeitura, os outros 12 idosos e também funcionários já estão curados do novo coronavírus.

E em Monte Sião, depois de uma testagem geral no Lar São José, houve dois casos positivos, mas apenas entre funcionários. Eles foram afastados pra fazer isolamento.

Fonte: G1 Sul de Minas
Foto: Reprodução/EPTV