Idoso de 111 anos é o primeiro vacinado contra Covid-19 em Varginha, MG

0
217
Primeira dose foi aplicada em José Ferreira, que é morador do asilo Lar São Vicente. Vacinas da CoronaVac chegaram à cidade na tarde desta terça-feira (19)

Um idoso de 111 anos foi o primeiro a ser imunizado contra a Covid-19 em Varginha. A imunização ocorreu por volta das 18h, quando José Ferreira, mais conhecido como Mudinho, recebeu a vacina no Lar São Vicente, asilo onde mora na cidade. A vacina foi aplicada como início simbólico da imunização no município, poucas horas após a chegada das doses da CoronaVac à Superintendência de Saúde da cidade.

+ Técnica em enfermagem de Alfenas é primeira vacinada no Sul de MG
+ Pouso Alegre realiza primeira imunização na cidade

A imunização de Mudinho como a primeira de Varginha já estava prevista pela prefeitura para iniciar, de forma simbólica, a vacinação contra a Covid-19 na cidade. Ele completou 111 anos de idade no dia 10 de janeiro.

O programa de vacinação contra a Covid-19 em Varginha tem previsão de início nesta quarta-feira (20) e será divulgado oficialmente pela prefeitura.

Entrega de doses na região

As Superintendências Regionais de Saúde do Sul de MG receberam as doses da CoronaVac na tarde desta terça-feira. As sedes ficam localizadas nos municípios de Alfenas, Varginha, Passos e Pouso Alegre. Com a remessa de 50.680 doses recebida, as regionais ficam responsáveis pelo repasse das doses da vacina contra a Covid-19 às cidades que fazem parte de cada regional.

Veja as doses recebidas por cada regional:

  • Alfenas: 6.000 doses;
  • Passos: 9.480 doses;
  • Pouso Alegre: 18.080 doses;
  • Varginha: 17.120 doses.

Distribuição de doses

A distribuição das doses de CoronaVac pelo Governo de Minas Gerais para todo o estado teve início na manhã desta terça-feira em Belo Horizonte. A logística de transporte da vacina envolveu a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. O transporte aéreo começou nas primeiras horas desta terça.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), cada município fica responsável por buscar seu quantitativo de vacinas na unidade a qual pertence. Não existindo nenhum contratempo, as vacinas estarão em todas as Unidades até o final desta terça-feira (19). Os municípios que já tiverem recebido seu quantitativo poderão começar a vacinação a partir dessa data.

Minas Gerais recebeu 557 mil vacinas. Destas, 60 mil ficarão em Belo Horizonte e as demais serão encaminhadas para as regionais.

Fonte: G1 Sul de Minas